segunda-feira, 1 de outubro de 2012

FLIP-FLOP (PISCA PISCA)
 
Para Início de todo projeto, é necessário que tenhamos um propósito. Neste caso, o objetivo é a construção de um flip-flop, ou seja, um pisca pisca.
Para isso,são feitos cálculos que irão determinar a capacidade de cada componente utilizado no projeto onde será utilizado transistores, capacitores, led´s, resistores e a alimentação. A partir daí criamos um diagrama unifilar, que nada mais é do que o esqueleto do projeto conforme imagem abaixo:
 
Á partir daí, para testarmos o nosso circuito, sem perigo de queima de componentes utilizamos o Fritzing, que é um aplicativo que nos permite utilizar um Pront-o-Labor(placa de teste) virtual, mostrando a placa, o diagrama unifilar e o PCB que é a ultima fase a ser impressa e inserida em uma placa de fenolite real onde será concluido o projeto. Vamos entender o FRITZING:
 
 
Inicialmente iremos utilizar o pront-o-labor virtual onde selecionaremos os componentes que são utilizados no projeto:
 


 
Nesta área de trabalho iremos montar o circuito com base no diagrama unifilar feito anteriormente, para termos base de como será o real que será montado por último. Após esta parte temos que conferir o diagrama unifilar se está de acordo com o desenhado anteriormente, e o Fritzing também oferece o diagrama unifilar:
 
 

Então com toda essa parte feita iremos passar o projeto para o pront-o-labor real, onde faremos o teste com os componentes físicos para verificar o funcionamento para ai sim passarmos para a placa real, para isso utilizaremos a placa de testes real:
 Após terminarmos esta parte com o perfeito funcionamento do circuito iremos organizar o desenho conforme o diagrama inicial, pois a partir daí iremos extrair o mapa PCB com as trilhas que serão inseridas na placa real. E esta parte o aplicativo Fritzing também oferece, e ele não só nos mostra o desenho como ele também desenha as trilhas para que sejam impressas, conforme mostra figura abaixo:
 
 
Após termos feito o PCB do projeto, iremos extrair para um arquivo em PDF as trilhas e as furações da placa real para nosso teste. 
 
 
 A partir desses arquivos, iremos imprimí-los em um papel fotográfico com impressora de carbono, pois precisamos passar o circuito para a placa de fenolite, conforme instruções do vídeo que está no link abaixo:

 

 
Após passar para a placa de fenolite e passada ao percloreto, teremos uma placa com as trilhas necessárias para o uso, conforme imagem abaixo:
 
Depois dessa parte feita, iremos soldar os componentes reais na placa, SEGUINDO CORRETAMENTE o primeiro diagrama feito em Fritzing para que não saia nada de errado no funcionamento do circuito, e então teremos o nosso projeto concluido conforme figura abaixo:
 

 
 
Este é o projeto
FLIP FLOP
 
Abaixo estão imagens da construção e apresentação de nosso projeto:


Por: Alexandre Silva, Edivanei Carneiro, José Henrique e Renato Rocha
 
FLIP FLOP
 
 

Um comentário:

  1. Muito interessante o projeto do grupo, o artigo parece mostrar os procedimentos realizados para fazer um flip-flop (pisca-pisca). Porém, gostaria de saber os dados técnicos, como por exemplo: qual a fonte de alimentação utilizada par fazer com que os led´s pisquem, e a corrente elétrica que passa por eles?

    ResponderExcluir