sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Coisas que todos precisam saber a respeito de um profissional de TI

(achei esse post na net enquanto estava procurando uma forma para nos parabenizar pelo nosso dia, afinal estamos trabalhando pra ser um profissional na área de TI, achei o post interessante e "engraçadinho" e pelo que tenho notado as pessoas precisam MESMO saber como tratar um profissional de ti, então segue o post.) Dia 19 de outubro, comemora-se o Dia do Profissional de TI. “Coisas que todos precisam saber a respeito de um profissional de TI”. 1. O PROFISSIONAL DE TI dorme. Pode parecer mentira, mas ele precisa dormir como qualquer outra pessoa. Esqueça que ele tem celular e telefone em casa, ligue só para o escritório; 2. O PROFISSIONAL DE TI come. Parece inacreditável, mas é verdade. Ele também precisa se alimentar e tem hora para isso; 3. O PROFISSIONAL DE TI pode ter família. Essa é a mais incrível de todas: mesmo sendo profissional desta área, a pessoa precisa descansar nos finais de semana para poder dar atenção à família, aos amigos e a si próprio, sem pensar ou falar em informática, impostos, formulários, concertos e demonstrações, manutenção, vírus e etc; 4. O PROFISSIONAL DE TI, como qualquer cidadão, precisa de dinheiro. Por essa você não esperava, né? É surpreendente, mas ele também paga impostos, compra comida, precisa de combustível, roupas e sapatos e ainda precisa viajar a passeio para conseguir relaxar. Não peça aquilo pelo qual não possa pagar ao PROFISSIONAL DE TI; 5. Ler, estudar também é trabalho. E trabalho sério. Pode parar de rir. Não é piada. Quando um PROFISSIONAL DE TI está concentrado num livro ou publicação especializada ele está se aprimorando como profissional, logo trabalhando; 6. De uma vez por todas, vale reforçar: O PROFISSIONAL DE TI não é vidente, não joga tarô e nem tem bola de cristal, pois se você achou isto demita-o e contrate um paranormal ou detetive. Ele precisa planejar, se organizar e assim ter condições de fazer um bom trabalho, seja de que tamanho for. Prazos são essenciais e não um luxo. Se você quer um milagre, ore bastante, faça jejum e deixe o pobre do PROFISSIONAL DE TI em paz; 7. Em reuniões de amigos ou festas de família, o PROFISSIONAL DE TI deixa de ser profissional e reassume seu posto de amigo ou parente, exatamente como era antes dele ingressar nesta profissão. Não peça conselhos, dicas, ele tem direito de se divertir; 8. Não existe apenas um “levantamentozinho”, uma “pesquisazinha”, nem um “resuminho”, um “programinha pra controlar minha loja”, um “probleminha que a máquina não liga”, um “sisteminha”, uma “passadinha rápida” (aliás conta-se de onde saímos e até chegarmos), pois os PROFISSIONAIS DE TI não resolvem este tipo de problema. Levantamentos, pesquisas e resumos são frutos de análises cuidadosas e requerem atenção, dedicação. Esses tópicos podem parecer inconcebíveis a uma boa parte da população, mas servem para tornar a vida do PROFISSIONAL DE TI mais suportável; 9. Quanto ao uso do celular: este é ferramenta de trabalho. Por favor, ligue, apenas, quando necessário. Fora do horário de expediente, mesmo que você ainda duvide, o PROFISSIONAL DE TI pode estar fazendo algumas coisas que você nem pensou que ele fazia, como dormir ou namorar, por exemplo; 10. Pedir a mesma coisa várias vezes não faz o PROFISSIONAL DE TI trabalhar mais rápido. Solicite, depois aguarde o prazo dado por ele; 11. Quando o horário de trabalho do período da manhã vai até 12h, não significa que você pode ligar às 11h58. Se você pretendia cometer essa gafe, vá e ligue após o horário do almoço (relembre o item 2). O mesmo vale para a parte da tarde, ligue no dia seguinte; 12. Quando o PROFISSIONAL DE TI estiver apresentando um projeto, por favor, não fique bombardeando com milhares de perguntas durante o atendimento. Isso tira a concentração, além de torrar a paciência. ATENÇÃO: Evite perguntas que não tenham relação com o projeto; 13. O PROFISSIONAL DE TI não inventa problemas, não muda versão de Windows, não tem relação com vírus, não é culpado pelo mau uso de equipamentos, Internet e afins. Não reclame! Com certeza fez o possível para você pagar menos. Se quer emendar, emende, mas antes demita o PROFISSIONAL DE TI e contrate um quebra galho formado na escola DATA ESQUINA e que trabalha na empresa INFO COISINHA; 14. Os PROFISSIONAIS DE TI não são os criadores dos ditados “o barato sai caro” e “quem paga mal paga em dobro”. Mas eles concordam; 15. E, finalmente, o PROFISSIONAL DE TI também é filho de Deus e não filho disso que você pensou;

Um comentário: